top of page

Como está o seu mindset?


Eu andei um pouco sumida devido a uma sucessão de problemas que tive que enfrentar nos últimos dias, desde a minha filha que adoeceu até o Split do meu quarto, que danificou a placa (foram precisos dois técnicos para identificar a causa, depois de eu ter comprado cabos, fusíveis e outras coisas do gênero.

Um dos maiores problemas foi no meu computador, após a bendita hora que fui atualizar o Windows. Passou a ter uma incompatibilidade com o programa que eu gravo os meus vídeos.

Levei para três técnicos: cada um ficou uns 5 dias com o computador checando tudo, reinstalando o programa de captura de vídeo, formatando, voltando para o Windows 7... e nada de corrigir o delay que deixa um intervalo entre o vídeo e áudio. Lembra aqueles filmes dublados: nas gravações, eu fecho a boca e minha voz continua... Terrível!!!

Este problema eu ainda não resolvi, mas, para você ter uma ideia do sufoco, tive que entrar em contato com o suporte do programa nos Estados Unidos e mandar um monte de arquivo que pediram. Por último, ontem eu enviei uma das gravações que eu fiz para eles verem o que está acontecendo...

Esse perrengue todo me lembrou de uma velhinha benzedeira – Dona Maria – que eu conheci em uma cidadezinha no interior do Nordeste. Não sei se você sabe, mas a prática de benzer é comum no interior e faz parte da cultura popular do Brasil, tendo sua origem no sincretismo religioso, que é bem marcante em nosso país.

Pois bem, Dona Maria havia me ensinado a fazer umas orações na minha casa, usando incenso e pedindo a proteção dos anjos. E eu corri para benzer minha casa... Se bem não fizer, mal não fará! Aliás, se você se interessar, é só me pedir que eu te mando, tá legal?

Mas a reflexão que eu gostaria de deixar com você e que eu fiz nos últimos dias é: como ficam meus pensamentos quando surgem os problemas? É o famoso mindset, já ouviu falar dele?

De uma forma simples, mindset é a maneira de uma pessoa pensar e suas opiniões ou, em outras palavras, é como você encara o mundo baseado em seus paradigmas pessoais e como você interpreta as coisas que acontecem ou poderiam acontecer com você.

O nosso mindset gera nossa atitude que, por sua vez, gera o nosso comportamento. De acordo com o nosso comportamento, vamos agindo (às vezes até ligado no piloto automático) e isso gera um resultado na nossa vida. E mais: os resultados que vamos obtendo reforçam o nosso mindset. Esse círculo pode ser vicioso ou virtuoso. A escolha é sua!

Daí a importância, que eu reforço sempre, do autoconhecimento que pode começar da sua observação de como pensa e como vem agindo nas diversas situações. Por isso tenho escrito artigos e gravado vídeos (temporariamente suspensos até eu resolver os perrengues no meu computador): para ajudar você a dar passos firmes nessa jornada.

Eu até estou pensando em gravar um curso gratuito online para que essa ajuda seja ainda mais eficaz... Aguarde!


Posts Recentes
bottom of page